terça-feira, 21 de junho de 2011

Pesquisadora do IFPI realiza trabalho de campo no cânion do Poty em busca de tipo vegetacional raro

Não bastasse seu valor paisagístico, cultural, arqueológico, paleontológico e turístico, o cânion do rio Poty é também um rico acervo para os pesquisadores ligados às ciências ambientais, sejam biológos, botânicos ou engenheiros florestais, isto porque ali é um verdadeiro conclave ecotonal, ou seja, encontramos diversos tipos de vegetação coabitando, tendo, muitas vezes, o rio como limite. Por exemplo, de um lado visualizamos uma formação vegetacional com características de cerrado, na outra margem já se observam plantas e aspectos fisionômicos característicos de formações associadas à caatinga (mata branca), como o carrasco, que é a vegetação caducifólia, não espinhosa do semiárido encontrada principalmente no Planalto da Ibiapaba.



Foi esta diversidade que atraiu a pesquisadora Profª. M. Sc. Edna Maria Ferreira Chaves, Bióloga/Nutricionista/Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Ela está iniciando um estudo sobre as espécies existentes nas manchas de carrasco encontradas na região do cânion e os usos populares adotados pelas comunidades para essas espécies. 
Em vistas de conhecer a esta realidade, a citada pesquisadora, acompanhada de seu esposo Dr. Francisco Ferreira Chaves, Biólogo/ Odontólogo, fizeram uma expedição exploratória no último sábado passado, 18 de junho.

Logicamente, este é somente o primeiro passo para os demais que à frente virão até a publicação dos resultados. Entretanto, necessário se faz valorizar tais iniciativas, visto que trabalhos científicos são prioritários para validarem futuros projetos de conservação daquele rico santuário natural. Toda a logística desta expedição exploratória foi promovida pela Coordenação de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes, que está dando total apoio ao projeto. Segundo a professora Edna, após a publicação dos resultados, ela mesma proferirá uma palestra para a comunidade buritiense, no sentido de transferir tão especiais conhecimentos. Vale a pena esperar e conferir.

Benedito Rubens Luna de Azevedo 
Coordenador de Turismo e Meio Ambiente
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Buriti dos Montes
Texto publicado no Portal CDP

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário (buritidosmontes.com)